sábado, 21 de março de 2015

BIODATA DOS PALESTRANTES E RESUMO DAS PALESTRAS, WORKSHOP E MESA 


PROFESSOR ESPECIALISTA E MESTRANDO PIERRE GABRIELLI BEDIN (CMPA)


Pierre Gabrielli Bedin possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (1990) e Especialização em História do Rio Grande do Sul pela Faculdade Porto-Alegrense - FAPA (1991) e em Antropologia Geral pela PUCRS (1995). É Mestrando em História pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, na linha de História, Pesquisa e Vivências de ensino-aprendizagem, com pesquisa sobre as relações entre Cinema-História. Tem experiência tanto em docência quanto em gestão educacional na Educação Básica e no Ensino Superior, tendo atuado em centros universitários e escolas privadas como docente, coordenador de disciplina, coordenador de área, coordenador pedagógico geral, chefe de departamento e coordenador de curso de graduação. Atualmente, é Professor no Ensino Médio e Assessor Pedagógico da Direção de Ensino no Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA).

PALESTRA: "Historiofotia: representações fílmicas da história inglesa"

         As questões norteadoras da palestra são sintetizadas nas seguintes situações-problema: Como interagem leitores com os textos (filmes históricos) diante de mediações pedagógicas de desconstrução dos usos do passado no campo cinematográfico? Como o currículo cultural/a pedagogia da mídia pode se articular com os objetos de conhecimento consagrados nas práticas curriculares da Educação Básica brasileira e solicitados nas avaliações externas (ENEM, vestibulares) no País, de modo a favorecer a aprendizagem de conceitos substantivos e conteúdos conceituais? Se as narrativas históricas sobre a formação da nação inglesa (presentes em filmes históricos) não "reproduzem" os eventos que descrevem, quais as possibilidades (aprendizagem cognitiva e formação cultural) que os bens culturais fílmicos ensejam para a implementação de uma escolarização mais dialógica e contemporânea, com alguma centralidade na cultura?  A ideia-força é realizar uma reflexão, a partir de narrativas fílmicas, que usam da história inglesa, e que tratam da experiência estética do cinema (o realizar/ o assistir/ o conviver neste espaço), das possibilidades deste bem simbólico no ensino de língua estrangeira. É articular as contribuições do campo dos Estudos Culturais, a Historiofotia, a Historiografia em favor da reflexão pedagógica sobre o ensino da cultura inglesa, numa perspectiva histórica.



PROFESSORA MESTRE SIMONE CAIRES CÔRTES (CMRJ)

Simone Caires Côrtes começou a dar aulas de Inglês ainda na adolescência. Formou-se em Letras e possui Especialização nas seguintes áreas: Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa, Gestão Escolar e Língua Portuguesa com Ênfase em Multiletramentos. Fez Mestrado Profissionalizante em Educação Ambiental. Já trabalhou em cursos livres de língua inglesa e no Ensino Superior. Atualmente é professora do Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ).

PALESTRA: "Bases Legais da Interdisciplinaridade"


    Esta apresentação tem como objetivo fazer uma análise sobre a implantação da interdisciplinaridade na educação escolar no Ensino Fundamental e Médio, partindo de um olhar sobre a legislação que trata de tal tema. O trabalho interdisciplinar serve de ferramenta para a efetivação de diálogos entre os agentes do processo educativo, a saber: discentes e docentes. A partir da premissa legal, analisar-se-á como a interdisciplinaridade é encarada pela LDB e nos PCN, assim como serão apontadas as dificuldades e confusões terminológicas mais comumente  cometidas pelos docentes que tentam incluir a interdisciplinaridade em suas práticas.



PROFESSORA MESTRE  E DOUTORANDA CLARA PIMENTEL
       Clara Alencar Villaça Pimentel de Souza é licenciada em Letras com habilitação para o ensino de Língua Portuguesa e Literaturas, Língua Espanhola e Literaturas e Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) desde 2008. É Mestre em Letras: Estudos Literários pela mesma Universidade, desde 2011, onde, atualmente, é Doutoranda. Foi revisora da revista acadêmica Ipótesi, da Universidade Federal de Juiz de Fora, Oficial Técnico Temporário (OTT) do Exército Brasileiro no magistério de Língua Inglesa, além de  professora da referida língua estrangeira no Ensino Fundamental e Médio e em curso livre de línguas.

PALESTRA: 'Perspectivas Transamericanas na Literatura  Afrodescendente"


      Esta apresentação tem como objetivo discutir possíveis inserções da diáspora africana no cotidiano de ensino de língua inglesa e espanhola, por meio de diferentes linguagens. O cinema, a poesia e os contos que trabalham a herança negra são fontes riquíssimas para a construção da consciência sobre alteridade e história - passado e presente caminham lado a lado na formação de sujeitos empoderados e  socialmente engajados. A princesa e o sapo, Rotundamente negra e os contos da aranha de Anansi somam à gama de narrativas que hoje são encontradas na Internet e contribuem para a perspectiva transamericana da diáspora: são fragmentos de imaginários coletivos que atravessaram o Atlântico para reinventarem-se nas Américas.


JORNALISTA E BLOGUEIRO EDUARDO TRINDADE (RICHMOND)

Eduardo Trindade é jornalista, editor, professor, formador de professores e, atualmente, trabalha como gerente nacional de vendas e de marketing para a Richmond Brasil. Lecionou inglês por 12 anos em diferentes instituições no Sul e Sudeste do Brasil e atua na área de formação de professores e de editoração desde 2002. É o gerente de projeto e o editor principal da nova série de Livros Didáticos para jovens adultos English ID, pela Richmond. 

Workshop: 'Blended Learning: da teoria à prática"



        Neste workshop prático, vamos abordar alguns aspectos importantes a considerar para tirar o máximo partido da web e das novas tecnologias digitais, tais como App, LMS etc, na sala de aula de língua estrangeira. Vamos começar falando sobre os conceitos de Blended Learning e Flipped Classroom. Em seguida, assistiremos a dois interessantes e instigantes breves vídeos que nos levarão a pensar sobre o mundo em que vivemos e o sobre o futuro da educação, bem como sobre as nossas práticas atuais como educadores. Por último, mas não menos importante, vamos apresentar (e demonstrar) algumas ideias muito práticas e simples para melhor integração e maximização do uso da internet e dos dispositivos móveis na sala de aula de língua estrangeira, usando tanto a opção de aprendizagem formal quanto a informal. 



TENENTE OTT (PROFESSORA ESPECIALISTA) E MESTRANDA ROBERTA SOARES DE MELO (CMRJ)

Graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2005, é Especialista em Filosofia e Existência pela Universidade Católica de Brasília (2010). Atualmente faz parte do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), como Mestranda. Tem experiência docente desde 2005 e atualmente é professora (docente militar) do Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ).


PROFESSOR MESTRE E DOUTORANDO LUCIANO BICCHIERI MEDEIROS (CMRJ)

Graduado em Ciências Biológicas (Biomedicina) pela UNI-RIO (1998), é Especialista em Neurofisiologia Clínica pela Sociedade Educacional Fluminense (SEFLU), Mestre em Neurociência pelo Serviço de Neurologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (UFRJ). Docente na rede particular de ensino no período de 1999 a 2006, atua desde 2006 como professor de Biologia no Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ).


MESA: "Arte e Neurociência - um caminho para o aprendizado"


          Assim como a Ciência e a Filosofia, a Arte também é uma forma de conhecimento. Quando não pelo caminho da interpretação ou da ressignificação de seu trabalho (o pensar), tal conhecimento se realiza por meio das sensações passíveis de serem geradas como efeito do contato (o sentir) com esta atividade humana. É, portanto, aqui, uma fonte para a aprendizagem humana, ratificada pela já reconhecida ciência. Um caminho interessante que pode ser tomado é o que se constitui pelo encontro entre a Neurociência, presente nas mais variadas esferas do conhecimento e de segmentos da sociedade, com a Arte. Hoje, a ciência do cérebro revela resultados significativos na saúde, na educação e na sociedade, com grande eficácia quando associada às diversas formas de manifestações artísticas. Tais resultados vão desde o desenvolvimento de tecnologias para diagnósticos médicos até mecanismos sociais de acessibilidade. Trata-se de uma parceria interdisciplinar indispensável quando se pensa em qualidade de vida e novos caminhos para a aprendizagem.