quarta-feira, 6 de abril de 2016

II INTERCÂMBIO INTERDISCIPLINAR PARA PROFESSORES DE LINGUAGENS ESCOLARES



17, 18 e 19/05/2016          
II Intercâmbio Interdisciplinar para Professores de Linguagens Escolares - Práticas Interdisciplinares (II IPELE CMRJ) busca auxiliar na formação continuada de professores das diferentes linguagens escolares (ou áreas do conhecimento), de professores em formação, ampliando a perspectiva inter e transdisciplinar do ensino, segundo necessidades da sociedade contemporânea. Será estabelecido um fórum de discussões com o intuito de tratar de temas dificilmente presentes em eventos voltados para professores de apenas uma linguagem escolar, mas que são de suma importância para a formação político-cultural desse docente.


          Na primeira edição do evento, cujo tema fora "Diálogos Interdisciplinares", buscou-se atrair professores para a reflexão sobre o tema da interdisciplinaridade, ressaltando-a como uma ponte para o melhor entendimento das disciplinas entre si, ou entre áreas, levando a perceber as ações docentes segundo uma perspectiva em que os conteúdos estabelecem uma interação entre si.



             Dessa forma, na presente edição, a Equipe Docente do CMRJ pretende cumprir os seguintes objetivos:



a. Atuar efetivamente como agente de formação continuada de professores em formação e professores das diversas linguagens escolares, do SCMB, das Redes Públicas (Municipal, Estadual e Federal) e Privada, alçando esta instituição de ensino ao status de espaço de formação docente.



b. Proporcionar a chance de estabelecer diálogos interdisciplinares para o ensino, levando o docente a refletir sobre o caráter inter e transdisciplinar do ensino em sua disciplina, compreendendo-a, assim como às outras disciplinas, como metalinguagem, em constante relação direta com outras metalinguagens.



c. Estreitar laços com os Órgãos Públicos e Privados, nacionais e estrangeiros, que tratam do ensino, tendo em vista o estabelecimento de futuras parcerias. 





As LINHAS TEMÁTICAS para apresentação de comunicação de trabalho, em 2016, serão:


***LINHA TEMÁTICA 1: LINGUAGENS ESCOLARES E INTERDISCIPLINARIDADE;


***LINHA TEMÁTICA 2: LINGUAGENS ESCOLARES E TECNOLOGIAS DIGITAIS;


***LINHA TEMÁTICA 3: LINGUAGENS ESCOLARES E SUSTENTABILIDADE.

As OFICINAS oferecidas são:

***OFICINA#1: Recursos digitais em sala de aula (Profª Drª Carmen Pimentel - UFRRJ)
DESCRIÇÃO: Nativos digitais: os alunos que temos. Uso de recursos em sala de aula. Celular, tablet, computador, aliados ou inimigos? Mais escrita, mais leitura: e o português, como vai? Mídias digitais e o ensino da Língua Portuguesa.

***OFICINA#2: Níveis de letramento na escrita: uma proposta diferenciada para a produção textual discente. (TC Alessandra Martins G. Feitosa - DEPA)
DESCRIÇÃO: A presente oficina propõe uma leitura de textos discentes numa perspectiva linguístico-discursiva, perpassada pelo conceito de letramento, buscando as regularidades discursivas que revelem a autoria do texto e ratifiquem a existência de níveis de letramento a despeito da entrada do sujeito na escola. Em outras palavras, busca-se um olhar diferenciado para a construção da linguagem escrita em que se olhe para o texto produzido pelo aluno numa perspectiva do que ele tem e não do que lhe falta. Parte da discussão é resultado da dissertação de mestrado “Níveis de letramento na escrita: a interseção discurso-gramática”.

***OFICINA#3: Articulando Saberes em atividades leitoras de língua inglesa na sala de aula do Colégio Pedro II (Profª Drª Cláudia Valéria Farias e Profª Me Patrícia Martins – CP-II)
DESCRIÇÃO: A oficina proposta pretende informar brevemente sobre os pressupostos teóricos que embasam as atividades pedagógicas da sala de aula de língua inglesa no Colégio Pedro II. Além disso, abordará o diálogo entre esses pressupostos e as atividades didáticas realizadas em sala de aula, sejam aquelas propostas pelo livro didático ou as sugeridas pelo professor como forma de contemplar as competências eventualmente não privilegiadas pelo material didático regular. Da mesma forma, algumas atividades de avaliação serão apresentadas e analisadas com vistas a estabelecer a relação entre os pressupostos, as atividades didáticas e as atividades de avaliação. O segundo momento da oficina será dedicado à elaboração de uma atividade de avaliação a partir de textos fornecidos e a discussões sobre as informações apresentadas.

***OFICINA#4: Alunos à prova (Profª Drª Elika Takimoto – CEFET-RJ)
DESCRIÇÃO: Nesta oficina, pretendo dividir experiências que venho fazendo no CEFET/RJ onde leciono física para alunos do ensino médio. Provas corrigidas pelos próprios alunos, provas em que os alunos não tem que responder absolutamente nada e sim elaborar perguntas e provas em que o uso de celular não somente é permitido como estimulado são apenas alguns pontos que serão abordados. Pretendo discutir como o uso da filosofia e da literatura pode ajudar o professor a estimular o aluno a pensar e se tornar bem mais crítico. Defenderei a ideia de que a divisão das disciplinas entre "exatas" e "humanas" não faz o menor sentido dependendo do que se pretende com e se entende por "Educação". O objetivo primeiro será mostrar ao professor que sair da zona de conforto (se é que existe para essa classe) pode ser extremamente surpreendente e gratificante. Terei provas disso...

OFICINA# 5: Opensource na Educação (Prof Rodrigo Borges - CMRJ/INFORMÁTICA)
DESCRIÇÃO: A utilização dos softwares livres para a criação de um ambiente de aprendizado virtual, com foco em uma plataforma estável e de fácil implementação, como o MOODLE. Proposta de desenvolvimento de toda a infraestrutura necessária para que a instituição de ensino viabilize o acesso a rede de dados utilizados pelos pelos alunos e tutores, para oferecer ensino de qualidade, com as ferramentas mais inovadoras do mercado tecnológico.
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OBS: Os participantes somente poderão escolher uma oficina, que será ministrada em dois momentos: o primeiro, com a apresentação da proposta, do arcabouço teórico e das práticas que o concretizam; no segundo momento, os participantes serão convidados a "colocar a mão na massa", possibilitando levar algo de concreto para compartilhar com seus colegas, em suas instituições de ensino de origem.
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Para fazer inscrição, basta acessar o link  http://www.eventick.com.br/ii-ipele-cmrj


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